Sindicato dos Atletas da Bahia

SALVADOR, 07 DE DEZEMBRO DE 2024
Redes

A História


Conheça a história do Sindap/BA e veja como ele ajuda milhares de atletas em todo o Estado da Bahia



O Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado da Bahia - SINDAP/BA foi criado a partir da união de dois ex-atletas considerados como referência no futebol baiano. 

Um deles é ex-atacante Osni, que defendeu as cores dos rivais Vitória e Bahia. Conhecido por sua pequena estatura mas de grande futebol, Osni segue hoje como líder  fora das quatro linhas atuando como presidente da entidade.

O ex-goleiro Ronaldo Passos, Campeão Baiano de 1988 com o tricolor e que também atuou no rival Vitória, faz parte do time montado por Osni Lopes. Advogado, Ronaldo foi tri-campeão baiano pelo Rubro Negro e recebeu a missão de auxiliar os atletas em questões jurídicas.




PRESIDENTE


Osni começou a carreira no Cobrasma, time amador de Osasco. Passou pela base do Corinthians e chegou ao Santos, em 1968, permanecendo no alvinegro até o fim de 1971, quando chegou ao Vitória.

No rubro-negro baiano virou ídolo, jogando lá até 1976. Fez parte do elenco da histórica conquista do Baianão de 1972, que viria a ser o único título estadual conquistado pelo Leão na década de 1970.

Era famoso também pelas cenas que protagonizava no alto dos seus 1,56 metros de altura dentro de campo. A mais notável, sem dúvidas, foi ainda no Campeonato Baiano de 1972, quando o Vitória enfrentava seu maior rival, o Bahia, no estádio da Fonte Nova. O baixinho deixou Romero, zagueiro do tricolor, no chão após driblá-lo, sentou sobre a bola e chamou outros jogadores do adversário para virem tentar marcá-lo. A façanha resultou numa grande briga dentro de campo, envolvendo quase todos os jogadores de ambos os times.

Depois de dois prêmios Bola de Prata e de convocações para a Seleção Brasileira, em 1977 foi para outro rubro-negro, dessa vez o Flamengo. Jogou apenas um ano e poucos meses no time carioca.

De lá foi para o Bahia, em 1978, onde também foi ídolo, por marcar vários gols, inclusive contra o Vitória, seu antigo clube. Era também famoso por marcar muitos gols de cabeça, mesmo sendo baixinho. Teve mais duas passagens pelo Tricolor de Aço para se consagrar, sendo a segunda em 1980 e a terceira, mais longa, em 1982, ficando até 1984, quando foi tricampeão baiano. Ele é o 6º maior artilheiro da história do Tricolor, com 138 gols marcados. Entre essas temporadas pelo time de Salvador, Osni jogou ainda no Maranhão, em 1979, e no Santa Cruz, em 1981. Terminou a carreira no Leônico no ano seguinte.

banner

Últimas Notícias

  • VÍDEOS

Clipe de Homenagem de Marquinho Valladares ao ex-jogador OSNI LOPES

Roque Silva

Atacante

Roberto

Goleiro

MARIO CATARINO

Meia-direita

Sérgio

Goleiro

Pedrinho

Meia

MACULA

Treinador

Rodrigo Almeida

Zagueiro Central

janilson Silva

Treinador

Fabio Gaucho

Treinador

BandeiraSINDICATO DOS ATLETAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA BAHIA

Rua Arthur de Azevedo Machado, Nº 497, Loja 107, Shopping Bahiamar. Costa Azul

CEP – 41760-000  SALVADOR – BAHIA

email: sindapbahia@bol.com.br  skype: sindap.bahia  Tel. 71-3272-1536