Sindicato dos Atletas da Bahia

SALVADOR, 27 DE ABRIL DE 2024
Redes
banner

Notícias

Bahia 1 X 0 Portuguesa

No sufoco, Bahia vence a Portuguesa na Fonte Nova


O ‘comandante’ Fernandão convocou e a torcida compareceu: 33 mil tricolores. Na batalha ou melhor, no campo, o representante tricolor fez valer a patente. Deixou o dele, único da partida, e garantiu o triunfo do Bahia sobre a Portuguesa por 1 a 0, na noite deste domingo (24), na Arena Fonte Nova.
 
O resultado afastou o Bahia um pouco mais da zona do rebaixamento. Com 45 pontos, três a mais que o Coritiba (17º), o tricolor passou três concorrentes na briga para fugir da degola e chegou na 13ª posição.

O Bahia, mais uma vez, terá uma semana de preparação até próximo confronto. O jogo, no domingo (1º), será o já campeão Cruzeiro, no Mineirão.
 
Bahia começa em cima
Cristóvão surpreendeu a todos na escalação, e nada de formação com três zagueiros. Demerson foi sacado e no seu lugar entrou o jovem Anderson Talisca. Lá na frente, como esperado, Wallyson ganhou a posição de Marquinhos. O Bahia, com menos de dois minutos, criou a primeira oportunidade. Talisca lançou e William Barbio disparou. O atacante entrou na grande, mas finalizou para fora. Neste momento, com a bola rolando, era possível observar o desenho tático tricolor, com Rafael Miranda como lateral-direito.

Era uma partida equilibrada. Bahia e Portuguesa, nos primeiros quinze minutos, estavam bem posicionados defensivamente, e isso prejudicou o poder de criação de ambos. Aos 16, de fora da área, William Barbio apareceu de novo. Finalizou de fora e mandou por cima da meta de Lauro.

Era uma partida equilibrada. Bahia e Portuguesa, nos primeiros quinze minutos, estavam bem posicionados defensivamente, e isso prejudicou o poder de criação de ambos. Aos 16, de fora da área, William Barbio apareceu de novo. Finalizou de fora e mandou por cima da meta de Lauro.

Portuguesa melhora e cria chances
No primeiro erro de posicionamento defensivo o Bahia quase levou o gol. Aos 25, como acontece no jogo contra o Santos, o meia adversário teve espaço e lançou. Gilberto, dentro da área, dominou e chutou por cima. Cinco minutos depois, Wallyson perdeu a bola e proporcionou o contra-ataque. Luis Ricardo avançou com muita liberdade pelo lado direito e tocou para área. Wanderson, sozinho, bateu e foi travado por Titi. Desvio que evitou o primeiro gol da partida.

Outro erro tricolor foi crucial para Portuguesa assustar. Feijão tentou fazer jogada individual, caiu e perdeu a bola. Mais um contra-ataque. Titi, depois do cruzamento, não cortou definitivamente. Rogério pegou a sobre e encheu para boa defesa de Marcelo Lomba.

Fernandão deixa o dele
O Bahia não estava bem na partida, aliás, vivia o pior momento na etapa inicial. Mas, aos 45 minutos, o ‘general’ Fernandão apareceu. A defesa da Portuguesa errou o passe na intermediária. Talisca aproveitou e fez o lançamento para Wallyson, de esquerda, rolar para área. Lá estava Fernandão, sozinho, que precisou apenas empurrar para o fundo gol. Bahia 1 a 0.

Segundo tempo
Com menos de um minuto, Feijão recuperou a bola e tocou para Taslica. O meia teve espaço para finalizar de perna direita, mas preferiu tocar. Fernandão bateu forte, mas sem qualquer direção. O atacante Wallyson, que já havia sentido dores no primeiro tempo, precisou apenas de três minutos para cair no gramado, sendo substituído por Marquinhos.

Aos 7 minutos, a Portuguesa chegou com perigo. Da entrada da área, o atacante Gilberto finalizou forte e o goleiro Marcelo Lomba, com a ponta dos dedos, mandou para escanteio. Pouco depois, em nova participação do centroavante, o camisa 9 ganhou de Titi na altura e cabeceou por cima do gol.

Bahia com dez
Guto Ferreira, com a desvantagem no placar, adiantou o time. Colocou o atacante Henrique e tirou o meia Souza. O Bahia mudou na mesma hora. Cristóvão, como treinou durante a semana, colocou em campo o terceiro zagueiro. Demerson substituiu o volante Hélder; Feijão, que havia recebido cartão logo no início do jogo, cometeu mais uma falta, aos 22 minutos, e foi advertido mais uma vez. Segundo amarelo, expulsão, deixando o Bahia com apenas dez homens em campo. De falta, minutos depois, a Portuguesa nova intervenção do goleiro Marcelo Lomba. O volante Ferdinando bateu falta de muito longe, com força, e o arqueiro espalmou. 

O Bahia, mesmo com dez, criou uma boa chance. Talisca fez um longo lançamento e, nas costas da defesa, achou Marquinhos. O meia finalizou, mas a bola desviou no zagueiro Lima e foi para escanteio. 

Pressão da Portuguesa
O time paulista foi para cima com tudo. Aos 40, de fora, Henrique bateu e levou certo perigo ao goleiro Marcelo Lomba. O Bahia só se preocupava em se defender. O zagueiro Valdomiro foi improvisado como centroavante, era o time paulista no desespero. Aos 42, de cabeça, Henrique cabeceou e Lomba encaixou.

Ainda deu tempo para a Portuguesa assustar. Aos 47, em novo cruzamento, o atacante Henrique subiu sem marcação e cabeceou. Mas, para sorte do tricolor, a bola subiu demais.
 
FICHA TÉCNICA:
Série A – 36ª rodada
Bahia x Portuguesa
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 24/11/2013
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (MG) e Rafael da Silva Alves (RS).
Gol: Fernandão (Bahia)
Cartão vermelho: Feijão (Bahia)
Público: 33.662
 
Bahia: Marcelo Lomba; Rafael Miranda, Lucas Fonseca, Titi e Raul; Feijão, Hélder (Demerson) e  Talisca; William Barbio, Wallyson (Marquinhos) e Fernandão (Obina). Técnico: Cristóvão Borges.
 
Portuguesa: Lauro; Luis Ricardo, Valdomiro, Lima e Rogério; Willian Arão (Ferdinando), Bruno Henrique, Moisés e Souza (Henrique); Wanderson (Hevérton) e Gilberto. Técnico: Guto Ferreira.



Fonte:Bahia Notícias



« voltar



banner
  • VÍDEOS

Clipe de Homenagem de Marquinho Valladares ao ex-jogador OSNI LOPES

MACULA

Treinador

Fabio Gaucho

Treinador

Adriano Silva

Lateral-Direito

Roque Silva

Atacante

Rafael Granja

Meia

Roberto

Goleiro

Pedrinho

Meia

BandeiraSINDICATO DOS ATLETAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA BAHIA

Rua Arthur de Azevedo Machado, Nº 497, Loja 107, Shopping Bahiamar. Costa Azul

CEP – 41760-000  SALVADOR – BAHIA

email: sindapbahia@bol.com.br  skype: sindap.bahia  Tel. 71-3272-1536