Sindicato dos Atletas da Bahia

SALVADOR, 28 DE MARÇO DE 2024
Redes
banner

Notícias

Jogadores serão punidos com cartão amarelo

'Sem querer', novos estádios criam modalidade de cartão amarelo


Os novos estádios construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014 e já utilizados na Copa das Confederações trazem um diferencial: escadas que separam os torcedores dos jogadores no campo. Com a facilidade de se aproximar da torcida, esse caminho tem sido bastante usado para a comemoração de gols. No entanto, o que talvez muitos jogadores não saibam é que estão descumprindo uma regra da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, por isso, devem ser punidos com cartão amarelo.
 
A regra está presente no ofício circular de número 17 da Comissão de Arbitragem da CBF, enviado em maio a todos os clubes que participam de torneios organizados pela entidade. A orientação passou a valer no início de julho e, por enquanto, três jogadores já a descumpriram: Elias, no empate do Flamengo no último minuto diante do Botafogo, Darley, na vitória do Náutico por 3 a 0 diante do então líder Internacional e o cruzeirense Vinícius Araújo na vitória por 3 a 0 em cima do Náutico. Destes, o jogador do time mineiro foi o único que não recebeu cartão amarelo.
 
- É uma questão de risco para o jogador e o torcedor. Pode desencadear algum dano físico, algum acidente, é como se subisse num alambrado. Claro que tem a parte emotiva, de conseguir um êxito maior, mas é questão de precaução e prevenção e está na regra do jogo - explicou Antônio Pereira da Silva, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, ao Globoesporte.com.
 
As escadas foram implantadas nos novos estádios como uma orientação da Fifa para servirem como rota de fuga do público em caso de emergência. Enquanto isso, a CBF classifica as comemorações nas escadas como "conduta antidesportiva" e compara a situação aos alambrados.  

Comemoração no Ba-Vi

As comemorações nas escadas também já aconteceram na Fonte Nova. No Ba-Vi de reestreia da arena, os jogadores do Vitória fizeram a festa com a torcida através dos degraus. Ao golear o tricolor por 5 a 1, os rubro-negros subiram a escada para comemorar com a torcida. 
 
No entanto, como o jogo foi no dia 7 de abril, a regra da CBF ainda não era válida. Ou seja, os jogadores do Vitória – na ocasião, mais de cinco atletas utilizaram as escadas -  não foram punidos com cartões amarelos. 


Fonte: Bahia Notícias



« voltar



banner
  • VÍDEOS

Clipe de Homenagem de Marquinho Valladares ao ex-jogador OSNI LOPES

janilson Silva

Treinador

Adriano Silva

Lateral-Direito

Roberto

Goleiro

Rodrigo Almeida

Zagueiro Central

Júnio Miranda

Volante Armador

Tairone

Atacante

Fausto

Volante

MACULA

Treinador

BandeiraSINDICATO DOS ATLETAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA BAHIA

Rua Arthur de Azevedo Machado, Nº 497, Loja 107, Shopping Bahiamar. Costa Azul

CEP – 41760-000  SALVADOR – BAHIA

email: sindapbahia@bol.com.br  skype: sindap.bahia  Tel. 71-3272-1536