Sindicato dos Atletas da Bahia

SALVADOR, 17 DE ABRIL DE 2024
Redes
banner

Notícias

Diretoria do Bahia demite mais um treinador

Bahia, com saída de Jorginho, chega ao sétimo técnico em dois anos


A decisão da diretoria do Bahia em demitir o treinador Jorginho, após a goleada sofrida para o Vitória por 5 a 1, na Arena Fonte Nova, poderia ser considerada por muitos uma atitude enérgica, com intuito de recuperar a autoestima do elenco. Porém, a saída do técnico só escancarou uma realidade que teve o pontapé inicial há dois anos, ainda no Campeonato Baiano de 2011.
 
Ao voltar para elite do futebol brasileiro, após sete anos entre Séries B e C, o departamento de futebol do Bahia resolveu apostar. O escolhido para comandar o tricolor, no retorno à primeira divisão, foi o então desconhecido Rogério Lourenço. A passagem do treinador, no entanto, foi rápida e durou apenas cinco rodadas. Em seguida foi a vez de Vágner Benazzi assumir o barco. 

A passagem dele no tricolor, o que não seria novidade para ninguém, teve o fim decretado no mesmo estadual. A missão de tentar o título estadual caiu no colo do simpático, estudioso e bom de papo René Simões. A perda do título, com a fraca qualidade do elenco e grande rotatividade na comissão técnica, já era esperada e aconteceu. René, apesar da mão de obra, fez o time realizar boas partidas no Brasileirão, mas sem alcançar os resultados positivos. O fim desta novela não poderia ser diferente: troca de treinador.

Naquele momento, com o time brigando contra o rebaixamento, Joel Santana desembarcou em Salvador com a missão de ser o 'Salvador da Pátria', e cumpriu seu papel, ainda que de maneira contestada. 'Papai' Joel, como foi apelidado em diversos clubes que passou, virou o ano como treinador do Bahia. A história dele no Bahia, entretanto, durou apenas até a quinta rodada do estadual de 2012. Desta vez, uma proposta do Flamengo foi a responsável pela troca de comando.

Foi a vez do ídolo Paulo Roberto Falcão ter a missão de engrenar no comando técnico do tricolor baiano. O título estadual, após dez anos, dava sinal que a história de amor seria longa, mas não foi. O 'Rei de Roma' saiu no decorrer do Brasileirão, depois de longo período sem triunfos na competição, e passou o bastão para o treinador Caio Júnior, hoje no rival. Caio pisou no Fazendão, deu ar da graça em oito oportunidades e saiu alegando problemas familiares.

Pois bem, o último integrante da roda gigante tricolor foi Jorginho. No clube desde a primeira rodada do segundo turno da Série A de 2012, o treinador ficou à frente do Bahia em vinte e nove partidas oficiais, com 49% de aproveitamento. A goleada para o Vitória e desentendimentos internos, apesar do respaldo da imprensa, foram motivos suficientes para mais uma vez, através de uma nota oficial, o tricolor informar a demissão de mais um treinador. O sétimo em dois anos.

Temporada 2011: Rogério Lourenço, Vágner Benazzi, René Simões e Joel Santana*.
Temporada 2012: Joel Santana, Paulo Roberto Falcão, Caio Júnior  e Jorginho*.
Temporada 2013: Jorginho e Joel Santana

*: Treinadores que renovaram contrato



« voltar



banner
  • VÍDEOS

Clipe de Homenagem de Marquinho Valladares ao ex-jogador OSNI LOPES

Darllan Baiano

Volante

Rodrigo Almeida

Zagueiro Central

Fabio Gaucho

Treinador

MARIO CATARINO

Meia-direita

Welber Santos

Meia-Esquerda

Giorigo

Goleiro

Roque Silva

Atacante

MACULA

Treinador

BandeiraSINDICATO DOS ATLETAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA BAHIA

Rua Arthur de Azevedo Machado, Nº 497, Loja 107, Shopping Bahiamar. Costa Azul

CEP – 41760-000  SALVADOR – BAHIA

email: sindapbahia@bol.com.br  skype: sindap.bahia  Tel. 71-3272-1536