Sindicato dos Atletas da Bahia

SALVADOR, 19 DE ABRIL DE 2024
Redes
banner

Notícias

SINDAP-BA

Câmara discute políticas públicas de combate a hepatite


Em Salvador, 50 mil pessoas estão contaminadas com o vírus da hepatite B. Outras 12 mil apresentam o tipo C. O dado mais alarmante, contudo, é que deste total apenas 15% está diagnosticada, 10% tratada e 5% curadas. Para discutir políticas públicas para o combate à doença a Câmara Municipal realizou, na manhã desta terça-feira (28), uma sessão especial, no Plenário Cosme de Farias. A atividade, realizada no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, foi requerida e conduzida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB).

“Essa Casa tem a responsabilidade de propor políticas públicas para todas as áreas. Como enfermeira, sou sensível às questões de saúde e sei que elas passam também pelo viés da educação. É preciso que todos nós abracemos esta causa das hepatites para ajudar no combate e conscientização”, disse Aladilce.

O médico hepatologista Raymundo Paraná participou da sessão especial e chamou atenção para o custeio do tratamento que atualmente fica a cargo do Sistema único de Saúde (SUS). “50 milhões de pessoas possuem planos de saúde no Brasil, mas eles não cobrem tratamentos de alto custo. O SUS atende a 150 milhões de pessoas e ainda abarca os outros 50 milhões em casos como esse. Isso não ocorre em outros países e precisa ser revisto”, alertou dr. Paraná.

“Precisamos ficar atentos para um movimento que já existe no sentido de reduzir a capacidade de assistência do SUS para esses pacientes com hepatite. Contamos com alguns avanços e eles só foram possíveis porque houve um trabalho de ativistas que lutaram neste sentido. É preciso manter essa mobilização. O Ministério Público é parceiro dos movimentos na busca dos seus direitos”, disse o promotor Rogério Queiroz.

O membro da Comissão de Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), René Viana, também se colocou à disposição dos pacientes e movimentos para colaborar com a causa. “Temos que pensar em políticas públicas visando atenção, promoção e prevenção. Não podemos pensar apenas do ponto de vista do tratamento. Somente prevenindo as doenças é que poderemos reduzir os custos”, analisou. 

A chefe do Setor de Acompanhamento de DST, AIDS e Doenças Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flávia Guimarães, falou sobre a atuação da prefeitura no enfrentamento às hepatites. Ela informou a prefeitura iniciou esta semana o treinamento de técnicos para a realização de testes rápidos para detectar hepatite C. “A falta de diagnóstico ainda é um desafio para a SMS. Temos apenas quatro mil casos notificados. Buscamos diagnosticar os pacientes para que eles tenham o tratamento adequado e não entrem na fila de transplante”, disse.

“É preciso desenvolver políticas públicas que reforcem a prevenção e a divulgação dos tratamentos, ampliando o conhecimento sobre essa epidemia silenciosa”, disse o presidente do Grupo Viver Bem, Rômulo Corrêa.
Também participaram da sessão o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais da Bahia (Sindap/BA), Osni Lopes e a representante do Conselho Regional de enfermagem da Bahia (Coren), Ângela Monteiro.


Fonte:
http://www.cms.ba.gov.br/noticia_int.aspx?id=10141



« voltar



banner
  • VÍDEOS

Clipe de Homenagem de Marquinho Valladares ao ex-jogador OSNI LOPES

Matheus Reis

Volante Armador

Rodrigo Almeida

Zagueiro Central

Roque Silva

Atacante

MARIO CATARINO

Meia-direita

Adriano Silva

Lateral-Direito

Rafael Granja

Meia

Pedrinho

Meia

Giorigo

Goleiro

Diego Ceará

Atacante

BandeiraSINDICATO DOS ATLETAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA BAHIA

Rua Arthur de Azevedo Machado, Nº 497, Loja 107, Shopping Bahiamar. Costa Azul

CEP – 41760-000  SALVADOR – BAHIA

email: sindapbahia@bol.com.br  skype: sindap.bahia  Tel. 71-3272-1536