Sindicato dos Atletas da Bahia

SALVADOR, 29 DE MARÇO DE 2024
Redes
banner

Notícias

FIFPro

Sistema justo para Jogadores e Indústria do Futebol


Um especialista proeminente dos EUA em litígio desportivo disse que o desafio de transferências FIFPro à má sistema mantém semelhança com algumas das batalhas históricas em que ele interveio para reformular dois dos mais populares esportes profissionais norte-americanos.

Jeffrey Kessler, que atuou em casos emblemáticos que ajudaram a estabelecer o livre-arbítrio padrão para jogadores da National Football League (NFL) e da Federação Nacional de Basquetebol (NBA), disse: "O que a história nos ensina é não há incompatibilidade entre um sistema justo para os jogadores e um estado saudável do esporte, mas muito pelo contrário. "

"O que temos visto é que, quando o esporte tem dado aos jogadores mais liberdade e melhor recompensado eles, tudo isso como um todo saiu à frente financeiramente. Futebolistas e os clubes podem trabalhar juntos para alcançar muito mais facilmente que o desporto está estruturado em torno de um sistema pouco antes sobre um sistema injusto. "

"Há muitas alternativas que poderiam ser desenvolvidas para beneficiar os jogadores sem prejudicar os clubes e para o desenvolvimento máximo do esporte. Ambos os lados no aspecto econômico é importante, mas também temos de ter em conta a integridade do esporte."

O debate sobre o sistema de transferências do futebol e do aspecto econômico do esporte foi o foco da reunião do Comitê Diretivo da UNI Esporte Pro que levou FIFPro. Representantes dos jogadores com uma grande variedade de esportes, incluindo NFL, rugby e críquete, se reuniram para compartilhar as melhores práticas, em nome dos atletas, a fim de promover as questões de interesse comum.

O vice-presidente da FIFPro, Brendan Schwab disse: "O que ficou claro é que os sindicatos de jogadores em todo o mundo têm um interesse comum em garantir que seus jogadores podem se mover livremente de um empregador para outro, que os contratos são respeitados e regras econômicas em vários esportes para garantir o crescimento, viabilidade e uma justa distribuição de renda entre os jogadores. "

"Também é muito importante que uma boa parcela da receita da liga está disponível para todas as equipes participantes, muitas equipes como possível pode fazer os investimentos necessários para ser competitivo e forte, tanto dentro quanto fora do campo. "

"Enquanto a FIFPro está se preparando para desafiar o sistema de transferência, também deve examinar a proposta de regulamento sobre de Fair Play Financeiro da UEFA, portanto, também tem um impacto considerável sobre a maneira que o futebol é governado, sua viabilidade económica e como os direitos são jogadores respeitados. "

Don Fehr, diretor executivo da Associação de Jogadores da Liga Nacional de Hóquei (NHLPA), a audiência também foi abordada na reunião. Com a sua presença contribuiu décadas de experiência de negociação de acordos colectivos, que remonta a seu tempo nos Players Association Major League Baseball (MLBPA). Ele ressaltou a necessidade de transparência e um modelo que assegura o controle dos movimentos de dinheiro.

"Em qualquer esporte que você tem que analisar as dinâmicas particulares e o fluxo de dinheiro, ou então você não pode realmente entender o que está acontecendo. EUA Apesar de usarmos os mesmos termos, como livre agência, estes não são os mesmos em o campo de basquete, beisebol, futebol ou hóquei, são sempre específicas para o esporte. "

"Escusado será dizer que o maior nível de compreensão que você tem sobre a dinâmica econômica da indústria (futebol), uma maior capacidade de explicar aos jogadores o que está acontecendo e fazer as coisas do jeito que é preferível para eles."

"A essência do sistema de transferência é que grande parte do valor do jogador não é pago diretamente para o leste, e se essa prática é justo em sua fundação ou se ela representa o mais adequado."

"Por essa razão, espero que alguém que representa os jogadores executar uma série de testes em curso sobre se o sistema como é hoje é o caminho certo."

 

Foto: Don Fehr, Walter Palmer (Uni Global Union), Jeffrey e Brendan Schwab Kessley

 


 



« voltar



banner
  • VÍDEOS

Clipe de Homenagem de Marquinho Valladares ao ex-jogador OSNI LOPES

Rodrigo Almeida

Zagueiro Central

Fabio Gaucho

Treinador

MARIO CATARINO

Meia-direita

Fausto

Volante

Darllan Baiano

Volante

Rafael Granja

Meia

Giorigo

Goleiro

Diego Ceará

Atacante

Pedrinho

Meia

BandeiraSINDICATO DOS ATLETAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA BAHIA

Rua Arthur de Azevedo Machado, Nº 497, Loja 107, Shopping Bahiamar. Costa Azul

CEP – 41760-000  SALVADOR – BAHIA

email: sindapbahia@bol.com.br  skype: sindap.bahia  Tel. 71-3272-1536